terça-feira, 7 de julho de 2009

Ils na América Latina



Bom, hoje a tarde iniciamos as apresentações no encontro de ils. Tivemos uma palestra muito boa com o Markku Jokinnen, presidente da WDF. ELe apresentou seu ponto de vista sobre o papel do ils, destacando como os surdos usam os ils, vivência que nós, no Brasil ainda temos muito que aprender. Falou desde coisas simples como o tempo da interpretação que deve ser respeitado pelos surdos sinalizadores até aspectos relacionados com a declaração da ONU sobre a acessibilidade e tb sobre a identidade dos ils latinoamericanos.

Depois desta palestras, tivemos o relato de experiência da situação dos ils na Costa Rica e de Porto Rico. Nestes países a formação de ils é feita através de parcerias com a Universidade de Gaulaudet. Ou seja, eles vão aos EUA para se capacitar. Que coisa né? Podemos refletir sobre isto, retomando inclusive a fala de Markku sobre a identidade dos ils latinoamericanos...

Neste momento estamos assistindo a paletra de Juan Druetta vice presidente da WASLI. Ele está enfocando sobre o tema "Intérpretes Surdos". Para nós que já tivemos o privilégio de te-lo assistido em Brasilia (2008) e em Porto Alegre (2009) está servindo para aprofundar o que já vinhamos refletindo sobre o tema.

Acho que é isto.

HASTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário